Textos sobre as artes liberais


Aristóteles: preceitos para uma educação liberal
Não há nem mesmo nada de certo a respeito da virtude, não sendo o mesmo gênero de virtude apreciado unanimemente. Também se diverge sobre o gênero de exercícios a praticar.
Não há dúvida de que, entre as coisas úteis, se deve começar aprendendo as necessárias, mas nem todas. Distinguem-se as profissões liberais das não liberais.
Deve-se limitar a educação àquelas cujo exercício não é aviltante, e considerar vis toda arte e toda ciência que tornam o corpo, a alma e a inteligência das pessoas livres incapazes para o exercício e para a prática da virtude.


Mortimer Adler Embora o título deste ensaio seja “trabalho, lazer e educação liberal” e, embora inicie e termine com uma consideração sobre educação liberal, seu principal foco é distinguir entre trabalho e lazer. A razão disso é porque descobri ser quase impossível compreender a educação liberal, exceto em termos de sua finalidade. E a finalidade […]
W. H. Auden: 6.000 páginas dos clássicos
Já pensou em ler mais de 6.000 páginas de 41 obras só para uma disciplina em um semestre da faculdade? O poeta e crítico literário britânico-americano W. H. Auden (1907-1973)  enquanto lecionou na Universidade do Michigan no ano acadêmico de 1941–1942 estabeleceu esta lista de leitura para a disciplina “Destino e o indivíduo na Literatura […]
Educação liberal é educação em cultura ou para a cultura. A educação liberal então consiste em estudar com o devido cuidado as grandes obras deixadas pelas maiores mentes – um estudo no qual os alunos mais experientes ajudam os menos experientes, incluindo os iniciantes. A educação liberal não pode ser simplesmente uma doutrinação. A educação liberal é o antídoto para a cultura de massa, para os efeitos corrosivos da cultura de massa, para sua tendência inerente de produzir nada, a não ser “especialistas sem espírito ou visão e apreciadores do prazer sem coração”. A educação liberal é a escada pela qual tentamos subir da democracia das massas à democracia em seu sentido original. Educação para um cavalheirismo perfeito, para a excelência humana, a educação liberal consiste em lembrar a pessoa da grandiosidade humana. A educação liberal é a libertação da vulgaridade.
As disciplinas pertencentes às artes liberais são sete. A primeira é a gramática, isto é, a perícia da eloquência. A segunda é a retórica, que é considerada especialmente necessária nas questões civis por causa do brilho e a abundância da eloquência. A terceira é a dialética, também chamada de lógica, que separa o verdadeiro do falso por meio de disputas sutis.
A quarta, aritmética, contém as relações e as divisões dos números. A quinta, a música, que compreende a poesia e o canto.
A sexta é a geometria, compreendendo as medições e dimensões da terra. A sétima é a astronomia, que contém as leis dos astros.

A importância de uma educação liberal em contrapeso à educação tecnicista

Excertos de Bertrand Russell O problema é como melhor utilizar o nosso comando sobre as forças da natureza. Isso inclui questões inflamadas como a democracia contra a ditadura, o capitalismo contra o socialismo, o governo internacional contra a anarquia internacional, a especulação livre versus o dogma autoritário. As questões do laboratório podem não dar […]

Comments